Quando constrói uma piscina na sua casa, conta com um espaço de relaxamento e diversão, sem dúvida. Mas não se trata somente de instalar uma piscina, é necessária uma manutenção adequada e regular para estar sempre perfeita.
A seguir, deixamos os passos que precisa seguir para obter o resultado desejado.
O que devo fazer para que a água da minha piscina fique cristalina

Chegam-nos muitas mensagens de clientes, preocupados porque a água da sua piscina não está límpida e a perguntar como podem resolver o problema.
Seguir estes passos é fundamental para ter água cristalina na piscina:
1. Filtragem Regular: a chave para ter água cristalina na piscina é manter o sistema de filtração em bom estado. Certifique-se de que a bomba e o filtro funcionam corretamente. Filtre a água durante pelo menos 6-8 horas por dia para eliminar impurezas, em duas etapas: filtre cerca de 3-4 horas logo pela manhã e 3-4 horas a meia tarde ou à noite. Caso veja que a água não está totalmente limpa, terá de aumentar as horas de filtragem.
Limpe o filtro da piscina conforme as recomendações do fabricante. Um filtro entupido não cumpre a sua função eficientemente, o que pode afetar a claridade da água.
2. Equilíbrio químico: Verifique regularmente os níveis de pH, alcalinidade e cloro na água. Um pH equilibrado (entre 7,2 e 7,6) evita irritações nos olhos e na pele. A alcalinidade correta e os níveis adequados de cloro, são essenciais para prevenir o crescimento de algas e bactérias. Caso faça as medições e precise regular o pH, existem produtos para o aumentar ou reduzir. Quanto aos níveis de cloro, o uso regular dos produtos químicos adequados à sua piscina e ao volume de água garante uma água desinfetada e cristalina.
3. Limpeza frequente: elimine os resíduos superficiais com uma rede manual e aspire o fundo da piscina para evitar a acumulação de sujidade. Os resíduos orgânicos, como folhas e insetos, podem decompor-se e afetar a qualidade da água.
Recomendamos o uso de uma cobertura isotérmica no verão, quando a piscina não estiver a ser utilizada. Isso, além de ajudar a manter a água mais limpa, auxiliará a reduzir o uso de produtos químicos e a evaporação da água. No inverno, coloque uma cobertura específica para essa época do ano.
4. Cloro de choque: Realize um tratamento de choque com cloro ocasionalmente. Isso implica adicionar uma quantidade extra de cloro à água para eliminar bactérias e outros microrganismos. Faça isso especialmente após eventos com grande afluência de pessoas, ou no início e no final de cada temporada.
5. Mantenha o ambiente limpo: Evite que a sujidade do ambiente entre na piscina. Limpe as ervas daninhas ao redor da piscina. Antes de montar a piscina, proteja o solo com um tapete para facilitar esta etapa. Além disso, solicite aos banhistas que se enxaguem antes de entrar para reduzir a quantidade de óleos e cremes na água.
6. Controle de algicidas: Se utilizar produtos químicos de várias ações, geralmente inclui algicida. Mas se não for o seu caso, utilize algicidas regularmente para prevenir o crescimento de algas. Estas poderão dar uma aparência verde ou turva à água. Seguindo as instruções do fabricante, adicione algicida para manter esses organismos indesejados sob controlos.
Seguindo estes passos simples, pode garantir que a água da sua piscina permanecerá cristalina e pronta para ser desfrutada a qualquer momento.