Close

Como enterrar uma Piscina Desmontável de Aço

LEMBRE SEMPRE QUE:

As piscinas Desmontáveis estão desenhadas para instalar-se sobre a superfície. As empresas fabricantes não serão responsáveis dos danos originados por uma montagem defetuosa ou no caso de enterramento da piscina, por isso aconselhamo-lo contatar com um profissional para a sua instalação. Antes de realizar qualquer obra ou escavação, deverá notifica-lo ao Conselho da cidade ou instituição adequada e dever ter as permissões necessárias para este trabalho.

 

 

Eleição do Lugar de Localização.

O terreno escolhido para a instalação da piscina desmontável tem de ser FIRME e RESISTENTE, não devemos instalar a piscina em varandas/terraços, terrenos macios ou cheios de terra. O terreno tem de ser rigorosamente NIVELADO e LISO (não deve ter buracos, ervas, raízes ou pedras que possam perfurar o forro).

Para a instalação aconselha-se contar com duas ou três pessoas adultas, escolher um dia sem vento e que a calor não seja excessiva (primeira hora da amanhã o meia tarde). A duração da instalação dependerá do tamanho da piscina.

Temos de escolher uma zona que receba luz do sol perto de uma toma de água (para encher a piscina) e perto dum desaguamento (para esvaziar a piscina) e perto de uma toma elétrica (para conectar a depuradora). Pelo terreno não têm de passar conexões subterrâneas de água, de gás ou eletricidade. Uma área sem risco de enchentes em caso de chuva. Não tem de ser instalada debaixo de instalações electricas e aconselha-se uma zona protegida do vento e sem árvores (as folhas e o pólen sujam a água).

Lembre que a depuradora deve sentar-se no mesmo do que o fundo da piscina.

Lembre que uma piscina com 1.000 litros = 1 metro cúbico = 1.000 Kg.

 

Preparação do terreno de instalação.

1.- Marcar o espaço que usaremos para a instalação da piscina desmontável. Temos de ter em conta que é recomendável deixar almenos 50 cm ao redor da piscina, e no caso de piscinas ovais/retangulares esta distância pode alcançar até 1 metro a causa dos esforços.

Para isto, as ferramentas necessárias são: chave de fenda, corda, funil e farinha.

2.-  Escavação: Deverá ter em conta a localização do skimmer, a válvula de retorno e da escada. A profundidade será de 15 cm mais do que a altura da sua piscina (se a sua piscina mede 1,20 m de altura, a profundidade será de 1,35 m).

3.- Soleira: Realizar uma soleira de concreto com uma malha de 15 cm de espessura, a qual deverá estar totalmente nivelada. Para evitar danar o forro, pôr em cima da soleira uma manta protetora ou placas de poliestireno expandido de 10 mm de espessura máxima.

 

Ferramentas necessárias para a montagem de uma piscina desmontável.

Além das ferramentas já mencionadas, precisará umas luvas (para evitar cortes), uma chave de fenda, fota métrica, cortador, um conjunto de chaves e pregadores de roupa.

 

Instalação Final:

1.- Proceder à montagem da piscina seguindo as instruções da mesma maneira que se estiver sobre a superfície, unindo os acessórios da depuradora com tubulação de PVC rígido ou semirrígido. Encheremos a piscina desmontável com água.

2.- Aderir, com fita adesiva umas placas de poliestireno expandido de 20 mm de espessura, ao exterior da chapa da piscina.

3.- Encher o espaço livre entre o talude da terra e a chapa da piscina com concreto pobre (150 kg. de cimento por m3 de areia fina compactada e ligeiramente molhada). Distribuir o concreto pobre puco a pouco de forma tangencial por todo o perímetro. Proceda por etapas, por exemplo, de 30 cm em 30 cm, para que o concreto pobre assente-se corretamente.

De esta operação dependerá o futuro da piscina, já que o concreto pobre se encargará de evitar possíbeis corrimentos de terra.

 

NÃO DEIXAR NUNCA A PISCINA SEM ÁGUA

 

ESTA GUIA PRETENDE DAR CONSELHOS DE FORMA GENERICA, DADA A QUANTIDADE DE TIPOS DIFERENTES DE PISCINAS DESMONTÁVEIS NUNCA PODE CONSIDERAR-SE COMO SUBSTITUTA DAS INSTRUÇÕES DA PISCINA, LEIA SEMPRE AS INSTRUÇÕES ANTES DE EMPEZAR A MONTAGEM DA SUA PISCINA DESMONTÁVEL.

 

Para mais informação visite: www.piscinasdesmontaveis.pt

e o nosso canal em 

Canal YouTube em www.piscinasdesmontaveis.pt

 

 


Close