Para facilitar essa tarefa, existem diferentes tipos de aspiradores projetados para se adaptar a todas as necessidades e orçamentos. Mas nem todos são iguais.
Que tipos de aspiradores de piscina existem e qual é o mais adequado para a sua piscina? A seguir, contamos-lhe tudo o que precisa de saber para fazer a melhor escolha.
Tipos de aspiradores: manuais e automáticos
Um dos aspetos a considerar é o modo de funcionamento. Quer um aspirador manual ou automático? Explicamos-lhe bem quais são as diferenças.
Aspiradores manuais de piscinas
São aqueles que, como o próprio nome indica, removem a sujidade manualmente. A principal vantagem é que, ao movê-los na direção desejada, podemos eliminar a sujidade de cantos que talvez sejam mais inacessíveis para um aspirador automático. A maior desvantagem deste aspirador é o esforço que implica a sua utilização, pois se a piscina for grande, será um trabalho complicado.

Existem diferentes tipos de aspiradores manuais:
- Venturi: são ligados a uma mangueira de jardim e, com a corrente gerada, impulsionam a sujeira para num filtro que simula uma rede.

- Hidráulicos: funcionam através da pressão da água proveniente do sistema de filtragem da piscina. Não requerem ligação elétrica, mas ligam-se ao skimmer, o que os torna mais simples e económicos em comparação com os aspiradores automáticos
- A bateria: funcionam com baterias recarregáveis que lhes fornecem a energia necessária para realizar a limpeza.
Aspiradores automáticos de piscinas
Como o próprio nome indica, são aqueles que limpam automaticamente. Já não terá de se preocupar em passá-lo manualmente na piscina, este aspirador fará isso por si. No entanto, por se tratar de um aparelho automático, pode deixar alguma pequena área por limpar. Podem ser divididos em vários tipos, dependendo das características ou do desempenho que cada um procura e, acima de tudo, pela fonte de energia utilizada:
- Hidráulicos de aspiração, são aspiradores que se conectam ao skimmer ou à tomada do aspirador e os resíduos encontrados vão diretamente para o pré-filtro e filtro.

- Hidráulicos por pressão, em vez de serem ligados às tomadas de aspiração, ligam-se ao retorno da piscina, e são menos comuns, ao necessitarem de uma bomba adicional. Cria-se a pressão da água, que é canalizada até à tomada do aspirador de piscinas, onde conecta-se o robô. Contam com um equipamento de sacos filtrantes que impedem que as impurezas encontradas cheguem ao pré-filtro da bomba.
- Robots, são aqueles que ligam-se diretamente à rede elétrica e são autossuficientes, percorrendo a piscina de forma aleatória, pelo que não necessitam do sistema de filtração para o seu funcionamento. São os mais comuns, graças ao facto de serem fáceis e cómodos de utilizar.
Se procura um robô completamente autónomo que não dependa da sua ajuda nem do seu sistema de filtração, esta pode ser a melhor opção. Podem ser usados em qualquer piscina, independentemente do seu sistema de filtragem, embora sejam concebidos para piscinas de grande capacidade. Deslocam-se com rodas pela base e paredes da sua piscina (é possível programar o seu movimento) e recolhem a sujidade num filtro interno que deve ser esvaziado periodicamente.

Em Piscinas PiscinasDesmontaveis.pt somos distribuidores oficiais dos principais fabricantes de aspiradores. Consulte-nos sem compromisso para saber qual aspirador a escolher conforme a sua piscina e comece a desfrutar das vantagens de ter uma piscina limpa e cristalina.