Existe uma grande variedade de modelos e de materiais, pelo necessário conhecê-los para fazer a escolha mais acertada. Independentemente do modelo que escolher, deve ter em conta que é necessário efetuar obras de construção, que exigirão materiais e máquinas além da piscina e dos seus equipamentos.

Piscinas enterradas de aço
De todas as opções disponíveis no mercado, uma das mais populares nas últimas décadas são as piscinas com estrutura em aço.
As piscinas enterradas em aço são uma excelente escolha por várias razões. Em primeiro lugar, pela sua qualidade, uma vez que se trata de piscinas fabricadas com uma estrutura de aço, ou seja, uma chapa laminada a frio com diferentes tratamentos e uma espessura superior à das piscinas elevadas, o que faz delas um verdadeiro polivalente. Por outro lado, o preço também é importante, pois são muito mais baratas do que uma piscina enterrada de construção.
Mas isso não é tudo, já que as piscinas enterradas de aço costumam estar totalmente equipadas com tudo o que será necessário uma vez instaladas, como o filtro ou a escada, entre outros componentes. Atualmente, a marca líder no mercado europeu destes modelos é o fabricante de piscinas Gre, razão pela qual estas piscinas são fabricadas em Espanha.
Como enterrar uma piscina de aço
Vamos resumir-lhe o processo de enterramento de uma piscina em aço..

A primeira coisa a fazer é a escavação, porque é preciso retirar a terra onde será instalada. As especificações do manual de cada modelo mostram todas as medidas e os espaços necessários, porque a escavação será sempre cerca de dois metros a mais do que o tamanho da piscina que escolheu para poder trabalhar sem dificuldade. Não se preocupe, uma vez terminada a instalação, todo o espaço em excesso será novamente coberto com terra.
O seguinte passo é fazer uma base de betão para tornar o espaço onde será colocada muito mais resistente. Tal como no passo anterior, o manual de montagem da piscina indica as características do betão, bem como o tamanho que este deve ter.
Posteriormente, se a piscina for oval, as paredes das paredes laterais, ou seja, a parte reta da parede que serve de suporte à piscina, devem ser levantadas, razão pela qual são reforçadas no interior. Se a piscina for redonda, este passo não é efetuado agora, e sim no final da instalação.
Uma vez feito isto, é o momento de instalar a piscina e todo o equipamento incluído, e no final deve ser construído o muro no resto da piscina, no caso das piscinas ovais, ou o muro completo, no caso das piscinas redondas.