Como funciona um clorador salino?

Atualmente, quase 70% das piscinas privadas utilizam o clorador salino para as suas piscinas desmontáveis. Não se trata apenas de uma tendência, pois apresenta inúmeras vantagens, tanto económicas como de saúde.

Como funciona um clorador salino?

Um clorador salino é um dispositivo que transforma o sal no cloro necessário para a piscina desmontável de forma natural. Isto é feito por meio de um processo chamado eletrólise.

O seu funcionamento é simples: uma vez instalado o clorador salino, tal como indicado nas instruções do fabricante, adicionam-se 4 a 5 quilos de sal por 1000 litros de água. Uma vez dissolvida, a água passa pelo circuito de filtragem e gera uma corrente elétrica entre dois elétrodos, produzindo assim a eletrólise da água salgada.

As vantagens de um clorador salino para piscinas

Vamos detalhar alguns dos benefícios ou vantagens da utilização de um clorador salino:  

É amigo do meio Ambiente porque a evaporação do cloro por este sistema não gera gases poluentes, uma vez que não utiliza produtos químicos. Como atua como cloro natural, também evita a formação de algas e bactérias.

Em termos de saúde, evita a secura da pele, bem como dos cabelos. Elimina igualmente a comichão nos olhos.

Evita os riscos de intoxicação em caso de utilização errada dos produtos químicos: dosagem, prazo de validade, armazenamento, etc.

A água da piscina não cheira mal como quando se utiliza cloro. Além disso, embora o investimento inicial seja elevado, poupa-se até 80% na compra de produtos químicos.

Desvantagens de ter um clorador salino

É preciso ter em conta que a instalação de um clorador salino na sua piscina não significa deixar de utilizar produtos químicos. O clorador salino transforma o sal em cloro, mas é apenas um substituto do cloro, pelo que deve continuar a manter a piscina com os níveis de pH e de cloro estabelecidos. Geralmente, as piscinas que utilizam um clorador salino tendem a ter um pH elevado, especialmente em águas duras, pelo que será necessário utilizar um redutor de pH.

O investimento inicial para este tipo de produto é elevado. O clorador salino com controlador de pH, o sal e os outros equipamentos referidos anteriormente são mais caros do que se utilizar apenas produtos químicos.

 

O que é necessário para instalar um clorador salino?

Se decidiu ter um clorador salino, a primeira coisa a fazer é certificar-se de que o filtro da sua piscina é adequado para conectar o clorador.

Uma vez feito isso, para instalar um clorador salino, precisa dos seguintes elementos:

  1. O clorador salino com controlador de pH. Em PiscinasDesmontaveis.pt recomendamos sempre a compra de acessórios da mesma marca que a piscina.
  2. Sal: o número de sacos necessários depende do volume de água da piscina.
  3. Kit ByPass
  4. Minorador de pH
  5. Ânodo de sacrifício, para evitar a oxidação.
  6. Mangueira rígida de 50 mm + 1 kit de raccord de adaptação de 38 a 50 mm