Os dois tipos mais populares de filtros são o filtro de areia e o filtro de cartucho. Como sabemos que alguns clientes nos contactam com muitas dúvidas sobre eles, vamos mostrar-lhe as diferenças entre ambos para entender qual poderia ser a melhor opção para a sua piscina. Continue a leitura!
Filtro de areia para piscinas desmontáveis
O filtro de areia é um dos tipos mais antigos e amplamente utilizados. Funciona enchendo um tanque com areia especializada, através da qual a água da piscina é filtrada.

Este filtro tem diferentes componentes: uma bomba que é o motor, um depósito e uma válvula seletora, entre outros. A água chega ao depósito por uma mangueira ligada ao skimmer da piscina. À medida que a água passa pela areia, as partículas e detritos ficam retidos nela, permitindo que a água volte limpa para a piscina por meio de outra mangueira ligada à válvula de retorno.
A areia do filtro deve ser lavada de tempos em tempos e substituída, aproximadamente, a cada dois anos.

Filtro de cartucho para piscinas desmontáveis
Por outro lado, o filtro de cartucho utiliza cartuchos de filtro substituíveis no seu interior que retêm as partículas em vez de areia. A sua instalação é simples e existem vários tipos, dependendo do modelo de piscina, podendo ser encaixado na chapa ou ligado com duas mangueiras, principalmente.
Para manter o filtro adequadamente, basta retirar o cartucho do seu interior e enxaguá-lo com uma mangueira de jardim. Além disso, deve substituí-lo por um novo quando necessário. Recomenda-se fazê-lo a cada dois ou três semanas.
Os filtros de cartucho são ideais para piscinas mais pequenas ou spas, uma vez que não requerem tanto espaço como os filtros de areia.

Filtro de areia vs filtro de cartucho
A escolha entre um filtro de areia e um filtro de cartucho depende das suas necessidades e preferências pessoais na eleição da piscina, bem como do seu orçamento.
Os filtros de cartucho são mais económicos inicialmente, mas terá de comprar cartuchos com frequência para substituir o que vem com o filtro. Por outro lado, o filtro de areia terá um investimento inicial superior, mas só terá de comprar a areia quando for necessário substituí-la, o que, como já referimos, será a cada dois ou três anos.

Em termos de eficiência, os filtros de cartucho são menos eficazes na limpeza da água da piscina, sendo os filtros de areia melhores neste aspeto.
Os filtros de areia são excelentes para piscinas maiores com um grande volume de água, embora também possam ser utilizados em piscinas mais pequenas, basta escolher o filtro adequado conforme o volume de água. Enquanto os filtros de cartucho são perfeitos para piscinas pequenas, como as insufláveis ou as desmontáveis de menor dimensão, também são adequados para spas.

Em resumo, a escolha de um ou outro dependerá da dimensão da sua piscina, da utilização que lhe dá e do seu orçamento.