A vantagem destas piscinas de madeira é que estão parcialmente enterradas e a sua estrutura permite a sua instalação em terrenos que não são necessariamente planos. Embora seja verdade que se trata de uma piscina cuja instalação pode ser feita num terreno inclinado, é necessário preparar o local onde será montada para que fique obrigatoriamente nivelado.
É possível semienterrar uma piscina de madeira natural?
Esta é uma pergunta muito frequente dos nossos clientes. Existem alguns fabricantes que permitem que as piscinas de madeira, sejam enterradas ou parcialmente enterradas, embora isso dependa de fatores como a espessura da madeira e o tratamento em autoclave a que foi submetida.
Para ter mais tranquilidade ao escolher, a marca e a loja que lhe vendam o produto indicarão se é possível enterrar ou semienterrar uma piscina de madeira mantendo a garantia.

No entanto, deve considerar que, para realizar este processo e evitar danos na madeira, terá de colocar um protetor à volta da estrutura de madeira. Trata-se de um protetor fabricado en PEAD (polietileno de alta densidade). Este material possui um sistema de drenagem alveolar, para criar um espaço entre a madeira e mantê-la afastada da humidade, de modo a impermeabilizá-la. Normalmente é vendido em rolos de vários metros, pelo que terá de calcular o que precisa para cobrir a estrutura.
Pontos a seguir para enterrar parcialmente uma piscina de madeira
Após ter decidido o modelo de piscina que prefere, com base no espaço disponível e no sistema de fixação ao solo, vamos ver como se enterra parcialmente uma piscina de madeira.

- Verificar o local de instalação: isto é fundamental para não haver problemas de espaço. Este requisito aparece nas instruções do fabricante e no manual. É muito importante que tenha isto em conta para saber se a piscina que escolheu caberá.
- Realizar uma escavação: neste caso, é sempre um pouco superior ao espaço necessário que o modelo de piscina requer. Da mesma forma, a profundidade do buraco dependerá do que pretende enterrar parcialmente. No entanto, é melhor verificar bem o manual antes de fazer qualquer coisa, porque também está indicado a dimensão da escavação e como preparar o terreno.
- Terreno firme e nivelado: cada modelo especificará o tipo de superfície necessária, dependendo do sistema de fixação.
- Verifique se todos os componentes da piscina chegaram e estão em boas condições. O manual indica o número de tábuas e acessórios incluídos no kit.
- Comece a montagem seguindo passo a passo o manual do fabricante.
- Após montar a piscina, coloque a proteção PEAD de madeira ao redor da estrutura. A proteção deve ser colocada na parte da madeira que ficará semienterrada.
- Em piscinas enterradas ou semienterradas, é indispensável um aterro de cascalho para favorecer a drenagem periférica. Isto permite a evacuação contínua da água, ao nível da piscina, limitando assim a subida da água por capilaridade para a parte superior da obra, onde o ar e a terra interagem e produzem-se ataques de fungos ou apodrecimento. Este aterro deve ser feito ao mesmo tempo que o enchimento da piscina.
- É muito importante fazer a montagem corretamente, visto que se a piscina sofrer alguma avaria e a instalação não estiver correta, a garantia não cobrirá os danos.
- O sistema de filtração deve ser colocado ao nível da base da piscina e nunca acima dela. Precisa funcionar sempre ao mesmo nível, caso contrário, o motor será forçado mais do que o normal, reduzindo significativamente a sua durabilidade. Recomendamos construir uma caixa para guardar o equipamento de filtragem.
Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Se estiver interessado na montagem de piscinas de madeira acompanhe-nos e leia mais sobre este tema.