No caso das piscinas de madeira natural, geralmente os fabricantes tratam a madeira com autoclave IV antes de enviá-la. Após receber a piscina e montá-la conforme as instruções do manual do fabricante, é necessário cuidar da madeira, bem como dos demais elementos e da água. Vamos ver de forma simples como manter uma piscina de madeira.

O que é o tratamento em autoclave
Em primeiro lugar, é importante saber um pouco mais sobre o que é o tratamento em autoclave IV. É um tratamento aplicado à madeira para aumentar a sua durabilidade quando está ao ar livre, mais especificamente quando está em contacto com o solo e a água doce. O tratamento em autoclave IV também é aplicado para tornar a madeira resistente a insetos e fungos.
Deve ser aplicado imediatamente antes do envio da piscina, para ter uma ação mais prolongada. É por isso que a madeira pode chegar húmida. Não se preocupe, é normal.
Quanto à durabilidade da piscina de madeira, temos que especificar que isso também dependerá da qualidade e espessura da madeira, bem como dos demais materiais que compõem a piscina. Independentemente disso, é uma piscina com alta durabilidade, mais do que outros tipos como as de lona, tubulares ou de aço.
Aplicar tinta ou verniz na madeira
Como a piscina é de madeira natural, será necessário aplicar algum tipo de verniz ou tinta específica para exteriores e em contacto com água doce. Mas isso será aplicado após cerca de sete ou oito meses, ou até mesmo após um ano. O mais importante é ler atentamente o manual do fabricante pois será ele que especificará o tratamento que deve aplicar na madeira e o tempo.

Como manter uma piscina de madeira
Tal como qualquer outro tipo de piscina, os restantes componentes e acessórios da piscina também necessitam de manutenção regular. Deve verificar regularmente se o filtro, as mangueiras e o skimmer, caso a piscina os tenha, estão em bom estado e não apresentam elementos partidos ou defeituosos. Se for esse o caso, consulte o fabricante ou a sua loja de confiança, pois normalmente têm peças de reposição.
A água da piscina deve ser sempre tratada. Pode utilizar produtos químicos adequados ou cloração salina. No primeiro caso, coloque as pastilhas de várias ações num doseador flutuante, e não no skimmer, para aumentar a sua durabilidade. Controle o pH e o cloro, caso seja necessário, ajustá-los.
Se optar por um clorador salino, é preciso adicionar sal para cloração salina à água e, a partir daí, será o clorador que controlará os valores e se é necessário adicionar mais sal. Provavelmente será necessário utilizar um redutor de pH, porque a água tratada com cloração salina costuma ter um pH mais alto do que os valores normais.
Por outro lado, mantenha a piscina coberta quando não estiver a ser utilizada. Existem no mercado coberturas de verão e coberturas de inverno. Isto fará com que a água fique mais protegida de insetos, folhas, etc., e poupará no tratamento da água.
Esperamos que estas dicas o ajudem a manter a sua piscina de madeira.