O que é um filtro de areia

Embora pareça técnico, o seu funcionamento é bastante simples e fácil de entender. A seguir, vamos explicar o que é um filtro de areia, as suas características e funcionamento.

O que é um filtro de areia 

Como já dissemos, o filtro de areia é um acessório muito importante para manter a água da piscina em perfeitas condições. 

Um filtro de areia geralmente tem vários componentes: o depósito ou cuba onde fica a areia, a válvula com várias posições, a base, o motor ou bomba e o pré-filtro (alguns filtros não o têm). Além disso, é ligado à piscina com duas mangueiras.

A areia está dentro do depósito ou cuba que contém uma carga de areia que será maior ou menor dependendo do tamanho do mesmo. Esta areia é de sílica e foi especialmente concebida para reter partículas e sujidade da água da piscina. A areia utilizada nestes filtros é muito fina, com uma granulometria de 0,4-0,8 mm, pelo que é muito eficaz na captura de pequenas partículas e resíduos. Outra alternativa à areia de sílica é o vidro filtrante seco com uma granulometria de 0,5-1,00 mm ou o meio filtrante aqualoon.

Como funciona um filtro de areia

O funcionamento do filtro é o seguinte: quando o sistema de filtragem da piscina está em funcionamento, a água da piscina é bombeada para o filtro de areia. À medida que a água flui através da areia, as partículas e impurezas presentes na água ficam presas nos espaços entre os grãos de areia. Isso inclui coisas como folhas, cabelos, insetos, areia e outros detritos que podem acabar na piscina.

Com o tempo, à medida que mais água passa pelo filtro de areia, a areia fica cheia de partículas e torna-se menos eficiente. Quando isso acontece, é necessário realizar um processo chamado “autolavagem” para limpar a areia. Durante a autolavagem, a água é invertida e flui na direção oposta através da areia, o que permite liberar as partículas presas e eliminá-las do filtro. Isso restaura a eficiência do filtro de areia. 

A água tratada pelo filtro de areia é devolvida à piscina, proporcionando água mais limpa e segura para nadar. Este processo de filtragem ajuda a manter a qualidade da água e a prevenir a proliferação de algas e bactérias, o que é fundamental para desfrutar de uma piscina limpa e saudável. 

Embora exija manutenção periódica, como autolavagem e reposição ocasional da areia, é uma das opções mais populares para manter a piscina limpa e cristalina. Além disso, caso precise de alguma peça do filtro, poderá encontrar peças de reposição e, ao substituir alguns componentes, terá o filtro como novo por mais tempo.