Existem no mercado piscinas desmontáveis de aço, madeira, composite, insufláveis ou tubulares. Cada uma tem as suas próprias características, mas todas têm em comum o requisito de que devem ser instaladas num local ideal, onde recebam luz solar, com uma base nivelada e que seja mantida limpa.
Onde pode montar uma piscina desmontável de aço
É fundamental selecionar uma área que não fique inundada em caso de chuva e que não tenha ligações subterrâneas, como tubos de água ou gás. Além disso, deve evitar a proximidade de cabos elétricos e árvores.
Vamos dar-lhe algumas dicas sobre qual pode ser o local adequado para montar a sua piscina desmontável:
-
Procure um local firme, nivelado e limpo. Se não for o caso, limpe cuidadosamente o solo, pois um terreno mal preparado pode causar danos irreparáveis à piscina. As piscinas de superfície podem ser instaladas em solos nivelados e estáveis, inclusive relva, desde que seja compacta.
-
A piscina deve estar perto de uma tomada elétrica (protegida da chuva e salpicos de água) para o correto funcionamento do filtro, bem como perto de uma tomada de água e um escoamento.
-
Coloque a piscina longe de árvores ou arbustos para evitar que as folhas caiam nela e que as raízes possam danificar a sua estrutura. Com isso, também evitará a presença de mais insetos perto da piscina.
-
Coloque-a numa zona que receba mais sol durante o dia.
-
É essencial colocar um tapete no chão antes de montar a piscina para protegê-la.
Após escolher o local perfeito para a instalação da piscina, siga as instruções do manual de montagem do fabricante, tanto para a preparação do terreno como para a montagem da piscina e dos seus acessórios. Providencie também as ferramentas de que vai precisar antes de iniciar o processo.

Onde NÃO instalar uma piscina de superfície?
Existem vários fatores que podem afetar uma piscina de superfície ou desmontável, sendo um deles o local onde foi montada. Portanto, evite colocá-las:
• Debaixo de cabos elétricos.
• Sobre ligações subterrâneas de água, gás ou eletricidade.
• Não a instale sobre areia ou superfícies rugosas, pois isso pode causar danos na piscina, nem sobre madeira.
• Em terrenos ou pavimentos que não estejam completamente nivelados. Se não for esse o caso, antes de montar a piscina, é necessário nivelá-la seguindo as instruções do fabricante.
• Em varandas, terraços, telhados, coberturas e em espaços situados sobre qualquer superfície que não seja diretamente um piso rígido, por exemplo, em estacionamentos e depósitos.
Em PiscinasDemontaveis.pt desaconselhamos a instalação deste tipo de piscinas em terraços, coberturas e telhados sem o relatório técnico correspondente.