Pode ser um processo relativamente fastidioso, mas é necessário para que possa voltar a desfrutar da sua piscina sem preocupações. Será necessário efetuar uma série de controlos da piscina, das instalações, dos elementos e do estado da água. Vamos dar-lhe um guia passo a passo sobre os pontos mais importantes:

1. Verificar o equipamento da piscina
Uma das primeiras coisas a verificar é o sistema de filtragem da piscina. Recomenda-se, uma vez terminada a época balnear, esvaziar e limpar o filtro e guardar todo o equipamento num local seco e protegido das intempéries.
A primeira coisa a fazer é verificar o estado do motor, pois este é essencial para o sistema de filtração da piscina. Se a bomba não tiver sido utilizada durante o inverno, deve ser desmontada, limpa e colocada num local seco e bem ventilado. É aconselhável verificar a cablagem e substituí-la por outra se estiver danificada. Verifique os componentes do motor e compre peças sobresselentes para os que estiverem gastos. Por fim, limpe o filtro para evitar o entupimento.
Na sequência, estão algumas outras recomendações em função do tipo de filtro da sua piscina. Efetue as seguintes verificaçõe:
Se o filtro for de areia, abra-o e verifique o seu estado. Se o grão de areia tiver perdido a sua espessura e estiver arredondado, significa que perdeu a sua capacidade de reter as partículas de sujidade e deve ser substituído. Se a areia tiver mais de 3 anos, também deve ser substituída.
Se o filtro for um filtro de cartucho, deve verificar o seu estado e limpá-lo ou substituí-lo por um novo cartucho ou filtro de substituição
Tal como indicámos para os elementos do sistema de filtragem, deve verificar se todos os elementos da piscina estão em perfeitas condições de utilização: skimmers, liners, cestos, grelhas, projectores, bocais de retorno e outros elementos integrados na piscina. Se algum deles estiver danificado, é aconselhável substituí-lo.
2. Remoção da cobertura de inverno
Se cobriu a sua piscina com uma cobertura de inverno, está na altura de a destapar. Limpe bem a cobertura e guarde-a quando estiver limpa e seca até à sua próxima utilização.
3. Limpeza da piscina
Em seguida, é necessário limpar a superfície da piscina com escovas e esponjas especiais para piscinas que não sejam agressivas para o liner. Pode utilizar alguns produtos químicos, tais como descalcificadores especiais para piscinas de lona ou para o tipo de piscina que possui. Por fim, quando os detritos se tiverem acumulado no fundo da piscina, pode passar o aspirador de piscinas e remover a sujidade.

4. Tratamento da água da piscina
Se a piscina perdeu água durante o inverno, é momento de a encher até ao nível correto, que deve ser cerca de metade do nível do skimmer .
Para saber se a água está num estado aceitável, meça o nível de acidez (pH) e o cloro na água. Se estiverem fora do intervalo correto, ajuste-o.
Após o inverno, a água da piscina será mais fácil de repor se tiver utilizado os produtos de inverno adequados. É aconselhável mudar a água da piscina aproximadamente de 5 em 5 anos. Se, pelo contrário, a piscina não tiver sido tratada durante o inverno, provavelmente não será possível repor a água em condições óptimas e será necessário esvaziar e encher a piscina. Uma primeira aplicação de cloro de choque será necessária após o enchimento da piscina.
5. Controle regular
Lembre-se que, uma vez iniciada a época balnear, é muito importante verificar o pH e o cloro de vez em quando. Se alguma coisa não estiver bem, ajuste-a.

Pronto! Com estes simples passos, a sua piscina estará pronta para ser desfrutada durante os meses mais quentes. Vamos divertir-nos!