Quais são os sistemas de montagem de uma piscina de madeira?

Antes de comprar uma piscina de madeira, deve prestar atenção ao seu sistema de instalação, pois, dependendo do tipo de piscina, encontrará diferentes tipos de fixações e isso pode realmente influenciar na hora de escolher um modelo ou outro

Sistemas de montagem numa piscina de madeira

A seguir, detalharemos os diferentes tipos de montagem e instalação que encontrará numa piscina de madeira e, por sua vez, faremos uma breve descrição de cada um deles, tentando esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.

Antes de detalharmos cada um deles, queremos salientar que, no caso dos sistemas de fixação que necessitam de uma plataforma de betão, deve sempre considerar as especificações fornecidas pelo fabricante sobre a espessura e as dimensões da mesma. 

Sistema sem reforços

Em primeiro lugar, pode acontecer que a piscina não necessite qualquer tipo de fixação, ou seja, basta ter um terreno firme, liso e nivelado para poder instalar a sua piscina sem maiores problemas.

Mas muitos outros modelos, dependendo do tamanho e da forma, terão um sistema específico de fixação ao solo. 

Sistema Sabot

Nas piscinas desmontáveis de madeira com este sistema, é necessário ter em conta que será obrigatoriamente necessária uma plataforma de betão, uma vez que é indispensável para a montagem correta da piscina.

Em que consiste o Sistema SABOT? Muito simples, são cunhas metálicas que são aparafusadas à plataforma de betão e sobre as quais a piscina será posteriormente montada. Por isso, é necessário seguir todas as instruções indicadas no manual e nas diretrizes do fabricante, para fazer uma instalação perfeita e segura e poder desfrutar ao máximo da piscina.

As cunhas ficam perfeitamente integradas na piscina porque têm um revestimento de madeira que as disfarça.

Sistema Ómega

Se comprar uma piscina de madeira cujo sistema de fixação seja através do sistema Ómega, terá de fazer obra. Ou seja, neste caso, as piscinas cuja instalação é feita através do sistema Ómega têm vigas que devem ser enterradas antes de montar a piscina. 

Neste caso, não é necessário construir uma plataforma de betão, mas terá de fazer valas com as dimensões indicadas pelo fabricante, nas quais serão enterradas as vigas que servem de suporte à estrutura, para poder instalar a piscina sobre elas.

Ipe System

Este é outro dos sistemas que pode encontrar na hora de montar uma piscina de madeira. Neste caso, este sistema conta com vigas metálicas em forma de U que devem ser enterradas na parte inferior, a que toca o solo, mas não diretamente, fazendo uma vala. É obrigatório fazer uma plataforma de betão onde essas vigas seriam enterradas ficando a parte superior das mesmas fora dela e será onde a piscina será instalada.